Ajuste Excepcional de Matrícula – 2023.2 (7 e 8 de agosto)

04/08/2023 01:03

Regras a serem observadas para a solicitação do ajuste excepcional de matrícula

O que pode ser solicitado na etapa de ajuste excepcional de matrícula?

Quem pode solicitar o ajuste excepcional de matrícula?

Quando solicitar o ajuste excepcional de matrícula?

Quando e onde serão disponibilizados os RESULTADOS das solicitações do ajuste excepcional de matrícula?

Onde solicitar o ajuste excepcional de matrícula?

Como solicitar o ajuste excepcional de matrícula?

**No SiSAcad e não via PAI ou e-mail**

O ajuste excepcional de matrícula é a quarta e última etapa de matrícula servindo apenas para casos *excepcionais*. As três primeiras etapas são feitas no CAGR, e caso o aluno ainda queira cancelar e/ou incluir alguma(s) matéria(s), poderá tentar novamente neste momento, através de outro sistema – o SiSAcad*.  Apesar de ser destinada a alunos veteranos, os calouros que validaram disciplinas no seu processo de ingresso na Instituição também podem solicitar ajustes excepcionais, solicitando matrícula em disciplinas subsequentes às validadas.

Regras a serem observadas para a solicitação do ajuste excepcional de matrícula.

✔Toda solicitação excepcional terá que ser justificada;

✔Não há quebra de pré-requisito (com exceção dos formandos DO SEMESTRE que podem cursar TCCII e Estágio com ATÉ 3 disciplinas sejam obrigatórias e/ou optativas);

✔Não se abre vaga em disciplina que tem turmas que não estejam lotadas;

✔A solicitação de abertura de vaga em disciplinas que tenham TODAS as turmas lotadas dos Departamentos ARQ, EGR, ENS, INE, QMC e EMC deve ser complementada com a entrega presencial de formulário específico conforme as orientações desta página;

✔A solicitação de cancelamento de disciplinas está restrita ao prazo institucional de ajuste excepcional de matrícula que é ATÉ O DIA 08 DE AGOSTO, sendo que após esta data não será mais possível realizar ajustes, apenas trancar o semestre (curso) cujo prazo final é 20 de setembro seguindo-se as orientações disponíveis em https://ecv.grad.ufsc.br/trancamento-de-curso-2/.

✔Não é permitido extrapolar a carga máxima semestral do curso (para alunos vinculados ao currículo 1991.1 a CH máxima é de 31 créditos e para os vinculados ao currículo 2020.1 é de 30 créditos;

✔Não é permitido choque de horário;

✔Para os casos em que a demanda de matrícula for maior que o número de vagas disponíveis para as disciplinas que têm todas as turmas lotadas, se o Departamento abrir mais vagas, aplicaremos como critério de prioridade de matrícula o “IM” (Índice de Matrícula), que é regulamentado pelos Art. 41 e Art. 42 da Resolução nº 17/CUn/97, de 30 de setembro de 1997;

✔Fique atento aos prazos da renovação de matrícula. O aluno que, passados os períodos de todas as etapas de rematrícula, não fizer a sua rematrícula, terá sua matrícula cancelada e entrará em abandono de curso.

O que pode ser solicitado na etapa de ajuste excepcional de matrícula?

✔Matrícula em disciplinas COM vaga;

✔ Cancelamento de disciplinas;

✔ Troca de turmas da mesma disciplina (condicionada ao número de vagas disponíveis na disciplina e critérios de prioridade estabelecidos na Resolução 017/CUn/97);

✔ Matrícula em disciplinas com TODAS as turmas LOTADAS (condicionada à aprovação do Departamento que oferta a disciplina). Novamente alertamos que NÃO SE ABRE VAGA EM DISCIPLINA QUE TEM TURMAS QUE NÃO ESTEJAM LOTADAS – veja o Cadastro de Turmas;

✔ Autorização para matrícula fora dos limites máximo e mínimo de créditos semanais.

Obs.: A solicitação de trancamento de curso (do semestre) NÃO deverá ser solicitado pelo SisAcad. Deverá ser solicitado até o dia 20 de setembro seguindo-se as orientações disponíveis na página – https://ecv.grad.ufsc.br/trancamento-de-curso-2/ com envio do formulário e negativa de débitos junto à BU ao e-mail da Coordenadoria do Curso –   .

Quem pode solicitar o ajuste excepcional de matrícula?

Todos os alunos do Curso de Graduação em Eng. Civil inclusive os calouros que tiveram disciplinas validadas, lembrando que os formandos do semestre 2023.2 apenas precisam aguardar a matrícula realizada pela Coordenação do Curso (dias 09, 10 e 11 de agosto) em conformidade com o e-mail já encaminhado à Coordenação contendo a lista das disciplinas a serem matriculadas.

Quando solicitar o ajuste excepcional de matrícula?

Nos dias 07 e 08 de agosto

Quando e onde serão disponibilizados os RESULTADOS das solicitações do ajuste excepcional de matrícula?

O resultado FINAL estará disponível no dia 11 de agosto devendo ser visualizado no próprio ESPELHO DE MATRÍCULA DO AMBIENTE DO ALUNO NO CAGR (Portal do Aluno).

Onde solicitar o ajuste excepcional de matrícula?

A solicitação deverá ser feita diretamente no sistema SisAcad – https://sisacad.inf.ufsc.br/modules/index.php

Como solicitar o ajuste excepcional de matrícula?

Para solicitar o ajuste excepcional, acesse o SisAcad e então a aba “Discente”, depois clique na aba “Matrícula”, insira o texto justificando a necessidade de seu ajuste excepcional no campo “Justificativa”, confirme e salve. Logo após de confirmar e salvar, aparecerão as abas (uma ao lado da outra) “Justificativa” “Solicitar matrícula”  “Solicitar cancelamento” Gerenciar/priorizar solicitações”. É só seguir as instruções do próprio sistema e proceder a solicitação de ajuste excepcional de matrícula.

Se houver alertas acadêmicos ao aluno, eles serão mostrados logo no início da página, juntamente com mensagem que informa que nesses casos o processamento do pedido excepcional precisa ser feito após conversa com a Coordenadoria de Curso sendo que o aluno precisa confirmar que está ciente disso para poder continuar com a solicitação de ajustes excepcionais, mas não se preocupepois a CONVERSA do aluno com a coordenadoria de curso deverá acontecer DURANTE O SEMESTRE NÃO PRECISANDO SER NA PRIMEIRA SEMANA DO SEMESTRE. Portanto, APENAS CONFIRME QUE ESTÁ CIENTE E SIGA ADIANTE COM O PEDIDO. 

Na aba “Solicitar matrícula” são listadas todas as turmas das disciplinas curriculares que o aluno pode cursar, mesmo aquelas que causam choque de horários ou que acusem que o pré-requisito não foi cumprido. O aluno precisa selecionar quais delas deseja solicitar matrícula, apertar o botão “Solicitar matrícula nas turmas selecionadas” e observar o efeito no quadro de horários à direita. Há também um campo que permite o aluno especificar uma disciplina extracurricular. Você pode até solicitar matrícula nas disciplinas e turmas que você deseja cursar, mesmo que elas estejam sem vagas ou com choque de horários, pois a Coordenadoria analisará caso a caso E SE for possível o atendimento, será processada sua solicitação no CAGR.

ATENÇÃO! A solicitação de matrícula em disciplinas que tenham TODAS AS TURMAS LOTADAS dos Departamentos ARQ, EGR, ENS, INE, QMC e EMC deverá ser solicitada no SisAcad E entregue presencialmente na Secretaria do Curso nos dias 07 e 08 de agosto, o formulário específico com a autorização de abertura de vaga pelo Professor da disciplina/turma e pela Chefia do Departamento. Acesse a seguir os respectivos formulários:

Formulário de solicitação de abertura de vaga do Departamento EMC

Formulário de solicitação de abertura de vaga dos Departamentos INE, ARQ, EGR, QMC e ENS

Na aba “Solicitar cancelamento” o aluno observa a lista de turmas no qual está matriculado, pode selecionar quais deseja cancelar a matrícula e então apertar no botão “Solicitar cancelamento de matrícula”.

Por fim, na aba “Ver/priorizar ajustes” o aluno observa a lista de suas solicitações (ação de matricular ou cancelar, definidas nas abas anteriores), pode definir uma ordem de prioridade para atendimento de suas solicitações (por exemplo, tentar matrícula primeiro na disciplina A e depois na disciplina B), e também pode definir “condições” para que uma solicitação seja processada (por exemplo, matricular na disciplina B apenas se não for matriculado na disciplina A, cancelar a disciplina X se conseguir vaga na disciplina Y…) e escrever observações pertinentes sobre cada solicitação, se for o caso. Por fim, pode visualizar o estado de cada solicitação. Os estados das solicitações serão alterados pela Coordenadoria de Curso ao processar as solicitações de ajustes excepcionais nos dias 09, 10 e 11 de agosto.

Tanto o processamento das solicitações de ajustes excepcionais quanto as correções de irregularidades regimentais nas matrículas serão realizados pela Coordenadoria de Curso nos dias 09, 10 e 11 de agosto (AGUARDE ATÉ O DIA 11 DE AGOSTO PARA VISUALIZAR NO SEU ESPELHO DE MATRÍCULA – CAGR – O RESULTADO FINAL). A correção de irregularidades regimentais inclui principalmente garantir que as seguintes condições sejam satisfeitas:

  1. O aluno deve se matricular em disciplinas que contabilizem carga horária compreendida entre a carga horária mínima e máxima por período letivo, inclusive. É permitido cursar menos que o mínimo ou mais que o máximo em casos específicos, como formandos, que já não têm muitas disciplinas a cursar (deliberação normativa do Colegiado de Curso);
  2. O aluno deve se matricular em disciplinas que contribuam para a integralização curricular com cargas que somem ao menos a carga horária mínima por período letivo, ou seja, pelo menos a carga mínima deve ser em disciplinas obrigatórias e optativas do Curso de Eng. Civil, dentro do limite contabilizado para integralização (deliberação do Colegiado de Curso).

Novamente, informamos que o processamento das solicitações de ajustes excepcionais será realizado pela Coordenadoria do Curso no período de 09 a 11 de agosto. Portanto, AGUARDE ATÉ O DIA 11 DE AGOSTO PARA VISUALIZAR NO SEU ESPELHO DE MATRÍCULA – CAGR – O RESULTADO FINAL.