Estrutura do Curso

Curso: Engenharia, área Civil, habilitação Engenharia Civil (Diurno).

Centro: Tecnológico (CTC)

Tempo de duração: 10 períodos

Decreto:

Curso reconhecido pelo Decreto Federal 75591, de 10/04/1975, publicado no DOU de 11/04/1975.

Criação da UFSC pela Lei nº 3.849 de 18 de dezembro de 1960 publicado no DOU de 21.12.1960 e retificado em 28.12.1960

Renovação de Reconhecimento – Portaria nº 1.097, de 24 de dezembro de 2015. Publicado no Diário Oficial da União, Nº 249, quarta-feira, 30 de dezembro de 2015.

Habilitação: Engenharia Civil

Informações sobre o curso: O Curso de Engenharia Civil prepara profissionais com uma formação ampla nas suas diversas áreas de conhecimento, que são Construção Civil, Estruturas, Ciências Geodésicas, Geotecnia e Transportes, permitindo ao egresso prestar serviços técnicos, assessoria e planejamento. Durante o curso de graduação o aluno tem a oportunidade de realizar aulas práticas de laboratório, executar projetos em disciplinas, prestar serviços técnicos para a comunidade através do Escritório Piloto da Engenharia Civil, e realizar pesquisas, através de bolsas de iniciação científica e do Grupo PET. O departamento de Engenharia Civil possui onze laboratórios bem equipados para desenvolver os estudos do ciclo profissionalizante, além de contar com os laboratórios de Física e Química de outros departamentos. Dentre eles pode-se citar , por exemplo, o Laboratório de Mapeamento Geotécnico, onde são analisadas amostras de solo, para identificar suas propriedades e verificar a viabilidade da implantação da obra no local; o laboratório de Análise de Estruturas e o laboratório de Fotogrametria, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento , estes dentre os mais bem equipados do país . Nos dois primeiros anos do curso são oferecidas disciplinas básicas da Engenharia, como Cálculo, Química, Computação e Desenho. Após este período, iniciam as matérias específicas do ciclo profissionalizante, dentre elas as de Cálculo Estrutural (para Concreto Aço e Madeira), as de Geotécnica (como Mecânica dos Solos e Pavimentação), as de Transportes (como Projeto geométrico e Implantação de Estradas) e de Ciências Geodésicas (como Topografia e Fotogrametria), entre outras.São oferecidas também disciplinas optativas, complementares ao conhecimento das disciplinas obrigatórias. Na nona fase o aluno realiza o Estágio Profissionalizante, normalmente em uma empresa conveniada com a UFSC e durante todo o último ano executa o Trabalho de Conclusão de Curso, com a orientação de um professor e na área de conhecimento de sua escolha. O engenheiro civil pode trabalhar na construção civil em geral: de edificações, de estradas, barragens, pontes, aeroportos, infra-estrutura urbana, estabilidade de encostas, tratamento hidráulico e saneamento, etc, tanto em projeto como na execução da obra.

Objetivo do curso: O Curso de Graduação em Engenharia Civil tem por objetivo dar ao aluno uma formação profissional de Engenheiro Civil para atuar nas áreas de: habitação, cálculo de estruturas, obras civis e militares, transportes, saneamento e urbanização.

Missão:

“Promover o desenvolvimento científico e tecnológico da Engenharia Civil, através do ensino, da pesquisa e da extensão, contribuindo para a formação de profissionais qualificados,buscando suprir as demandas da sociedade e a melhoria da qualidade de vida”.

Telefone:

48 – 37219420

48 – 37212116

Currículo atual do curso

Horário das Aulas