Rematrícula

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE REMATRÍCULA

Este conjunto de perguntas e respostas mais frequentes foi elaborado para ajudá-los. Por favor, leia-o, guarde-o e siga as recomendações!!

 

1. O que é a rematrícula?

É o procedimento por meio do qual o estudante escolhe as disciplinas que deseja cursar no semestre seguinte.

 

2. Quem deve se preocupar com a rematrícula?

Exceto os calouros que ingressarão no próximo semestre, TODOS os estudantes devem realizar suas rematrículas.

A não renovação da matrícula ou de seu trancamento nos prazos previstos no Calendário Escolar será considerada ABANDONO de curso, desfazendo-se o vínculo do aluno com a Universidade (Art. 47, Res. 17/Cun/97).

 

3. Quando a rematrícula deve ser feita?

As datas das rematrículas estão definidas no calendário acadêmico dos cursos de graduação da UFSC, disponível em www.cagr.ufsc.br

O estudante tem três oportunidades para fazer sua rematrícula: duas pela internet (via CAGR online) e uma pessoalmente (atendimento na coordenadora). Confira as datas reservadas à rematrícula no calendário acadêmico.

As vagas oferecidas na segunda etapa são aquelas que sobraram da primeira, assim como as vagas oferecidas na terceira etapa são aquelas não preenchidas nas duas anteriores. Ou seja, quanto mais tarde o estudante deixar para fazer sua rematrícula, mais dificuldades encontrará para conseguir sua vaga na disciplina desejada. Não perca a primeira etapa!

 

4. Fiz minha rematrícula na primeira etapa. Posso fazer alterações no meu pedido nas etapas seguintes?

Sim, pode. Utilize a segunda etapa de ajustes de matrícula, não só para fazer alterações no seu pedido, mas também para conferir se você conseguiu todas as vagas solicitadas na primeira. É bastante comum o estudante realizar seu pedido de matrícula na primeira etapa e achar que está tudo certo. Não está! É preciso conferir. A vaga não conquistada na 1ª etapa pode ser conseguida na segunda pois alguns estudantes podem ter desistido ou ter solicitado uma troca de turma.

 

5. Como entender os códigos do CAGR?

Existem, basicamente, dois códigos importantes: o código da disciplina e o código da turma. O código da disciplina pode ser verificado no documento “currículo do curso”, disponível no CAGR online. Neste documento, você também fica sabendo em quais disciplinas deve se matricular, quais são seus pré-requisitos e suas disciplinas equivalentes. É importante entender que uma mesma disciplina pode ser oferecida para várias turmas diferentes, cada uma com seu horário de aula específico e, às vezes, com professores distintos.

O código da turma pode ser conferido no cadastro de turmas . Uma mesma disciplina também pode ser oferecida para cursos diferentes. Vejamos o exemplo da disciplina ECZ5102Conservação de Recursos Naturais, pertencente aos currículos das Engenharias: Civil, Elétrica, Eletrônica, e, de Controle e Automação:

fig.1

(imagem retirada do cadastro de turmas disponível no CAGR)

Neste exemplo conseguimos verificar que a engenharia civil possui duas turmas da disciplina ECZ5102, a turma “02201A” e “02201B”.

Também conseguimos identificar as turmas dos outros cursos através dos códigos:

 

Código Curso
201 Eng. Civil
202 Eng. Elétrica
235 Eng. Eletrônica
220 Eng. Automação

 

6. Então, sendo aluno do Curso da Engenharia Civil, posso cursar uma disciplina turma de outro curso?

A princípio pode, pois trata-se da mesma disciplina. No entanto, existem várias regras para conseguir vaga em turma de outro curso.

Imagine se todos os alunos da engenharia civil resolvam ocupar as vagas da turma da eng. elétrica? Os alunos da elétrica ficariam sem vaga? Para evitar este problema, cada curso tem sua turma com vagas suficientes para comportar todos os alunos da fase. Somado a isso, o CARG adota um sistema de prioridades para o preenchimento das vagas.

 

7. Quais são os critérios de prioridade para preenchimento de vagas?

Os critérios adotados pelo sistema CAGR são aqueles que estão estabelecidos no artigo 42 da Resolução n.º 17/CUn/97.

Vamos reescrever o artigo 42 para interpretá-lo na prática:

Artigo 42 – O preenchimento das vagas nas disciplinas será realizado na ordem de prioridade abaixo. Para desempatar os(as) candidatos(as), será utilizado do Índice de Matrícula (IM) calculado pelo CAGR:

I. O primeiro a ter prioridade é o estudante regular que esteja solicitando matrícula em uma turma criada para o seu próprio curso. Além disso, será observado se a disciplina solicitada é da fase em que o(a) estudante deveria estar. Na prática:

– Você, aluno da Eng. Civil, que está solicitando disciplina na fase correta e em turmas do seu próprio curso (código 201) terá prioridade sobre os demais que solicitaram a mesma turma, observado o desempate pelo índice de matrícula,

– No semestre 2016.2, um aluno cuja matrícula se inicie com os números 161 (ingresso no semestre 2016.1) terá prioridade nas turmas da 2ª fase do seu curso (turmas “02201”). Você pode tentar antecipar disciplinas em fases mais adiantadas ou recuperar disciplinas que ficaram para trás, mas a preferência não será sua.

II: O próximo a ter a preferência é aquele que não tiver sido reprovado anteriormente na disciplina requerida e solicita turma do seu próprio curso (código 201). Isso quer dizer que o CAGR dá preferência para aqueles que estão solicitando matrícula numa determinada disciplina pela primeira vez.

III. Em seguida, a preferência é daquele que sofreu reprovação anterior com frequência suficiente (FS) e solicita turma do seu próprio curso (código 201). Ou seja, se a reprovação for inevitável, que ao menos não seja por FI.

IV. Não se aplica ao Curso da engenharia Civil pois não possuímos outro turno.

V. Depois, a preferência é daquele que sofreu reprovação anterior com frequência insuficiente (FI) e solicita turma seu próprio curso (código 201).

Até aqui a ordem de preferência era uma seleção entre os alunos e turmas do mesmo curso. A partir daqui a prioridade será para ordenar os alunos de cursos diferentes das turmas. Exemplo: Aluno da Civil que solicita matrícula em turma da Elétrica, continuando:

VI. O próximo a ter preferência é o aluno de outro curso, que precise da disciplina, e que não tenha sofrido reprovação anterior na mesma.

Note que você, aluno da Engenharia Civil, não terá preferência ao solicitar matrícula em turmas de outro curso, mesmo que você esteja na fase correta da disciplina.

VII. Após, vem o aluno de outro curso, que precise da disciplina, mas sofreu reprovação anterior com frequência suficiente (FS).

VIII. Em penúltimo lugar, vem o aluno de outro curso, que precise da disciplina, mas que sofreu reprovação anterior com frequência insuficiente (FI).

IX. Em último lugar os estudantes interessados em cursar disciplinas extracurriculares, disciplinas isoladas ou cursar disciplinas na qualidade de ouvintes.

 

8. É possível ficar sem vaga em uma disciplina da minha fase?

Sim, é possível. Vamos mencionar alguns casos:

1ª) Sem vaga na turma: Geralmente acontece quando o aluno escolhe uma turma de outro curso e, após todos os pedidos dos alunos daquele curso, não sobrou vaga. É aquele aluno que entra na prioridade “VI” que vimos anteriormente.

2ª) Pré-requisito não cumprido: Verifique no “Currículo do Curso” quais são os pré-requisitos exigidos pela disciplina que você deseja cursar e observe no seu histórico escolar se você os cumpriu. Acontece quando faltou cursar alguma disciplina de fases anteriores.

3ª) Descumprimento do prazo: Se você deixou para fazer seu pedido de matrícula na segunda ou terceira etapa, sua vaga foi ocupada por alguém em uma das etapas anteriores.

Os critérios do artigo 42, mencionados na questão n.º 9, são aplicados na distribuição das vagas disponíveis na etapa atual e não têm efeito retroativo sobre as vagas cedidas nas etapas anteriores. Veremos um exemplo prático:

fig.2

O aluno estava no 2ª semestre e teria prioridade “I”, caso escolhesse uma turma da Engenharia Civil.

Na 1ª etapa o aluno solicitou matrícula na turma 03202, e perdeu a prioridade na 1ª etapa.

“Consistências” são os resultados. Note que o resultado da 1ª etapa foi “sem vaga na turma”. Apesar de ser da fase correta, o aluno entrou na prioridade “VI” por ser turma de outro curso.

Aqui é o pedido da 2ª etapa. O aluno solicitou a turma 02201B, turma da Eng. Civil, mas agora ele concorre somente com as vagas que sobraram da 1ª etapa.

Na segunda etapa o resultado foi, novamente, “sem vaga na turma” por duas hipóteses: 1. Todas as vagas já haviam sido preenchidas na 1ª etapa, ou, 2. Restaram poucas vagas e houve muitos pedidos. Após o desempate (índice de matrícula), o aluno ficou sem a disciplina.

 

9. O que são os “Planos”?

As opções de planos permitem que você consiga selecionar um plano alternativo. A ideia é que o aluno não fique sem matrícula, caso nenhum pedido do “plano 1” seja atendido.

É necessário entender que se o CAGR conseguir matriculá-lo em uma das disciplinas do “plano 1”, ele considerará o “plano 1” como atendido e nem considerará o que foi colocado no Plano 2 e 3.

Então, o plano 2 e 3 não serve para indicar ao sistema que “se a turma do plano 1 estiver lotada, aceito na turma indicada no plano 2 ou 3”. Também não é eficaz copiar 3 vezes o mesmo plano.

 

10. Sou formando e pretendo cursar TCC II e Estágio Profissionalizante Obrigatório. Posso cursar mais disciplinas?

Desde que seja com o intuito de integralizar o currículo do curso, é permitido cursar TCC II, Estágio Profissionalizante Obrigatório, com mais duas disciplinas obrigatórias e/ou optativas.

 

11. Como funciona o Ajuste excepcional?

Ela é realizada presencialmente, sempre no início do semestre e logo após o início das aulas. Nesta etapa são oferecidas as vagas remanescentes da 2ª etapa.

A critério da coordenadoria, serão atendidos os pedidos de ajustes excepcionais devidamente justificados (matrículas ou cancelamentos que não foram atendidos nas etapas on-line, seja por estarem fora do mínimo/máximo de créditos ou por falta de pré-requisitos), e, a critério dos Departamentos, pedidos de matrícula em turma sem vaga.

 

Após os resultados da 1ª etapa, a Coordenadoria encaminhará e publicará no fórum o cronograma para cada procedimento.

 

Considerações finais:

Fazer a rematrícula pode dar trabalho e exige que você consulte diversos documentos (cadastro de turmas, histórico escolar e currículo do curso). No entanto, o trabalho de fazer o pedido de matrícula na terceira etapa é ainda maior pois envolverá preenchimento à mão de formulários, deslocamentos por diversos Departamentos, além de causar ansiedade pelo fato de diversas turmas já estarem lotadas. Por isso, recomendamos que as etapas online de rematrícula sejam bem planejadas.