Validação de disciplinas – Intercâmbio

A validação de disciplina cursada durante o intercâmbio de alunos vinculados ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da UFSC segue o mesmo procedimento de validação de disciplinas cursadas em outra instituição brasileira. Então, ao final do intercâmbio lembre-se de trazer os originais do histórico e dos programas das disciplinas assinados e carimbados pela IES para comprovação das notas, conteúdos e cargas horárias.

Enviar por e-mail à Coordenação do Curso –  os seguintes documentos devidamente identificados no nome do arquivo:

  1. Formulário de validação de disciplina preenchido e ASSINADO – (baixe aqui – Formulário de validação de disciplinasos currículos do Curso estão disponíveis nas páginas “Currículo do Curso – 2020” e “Currículo do Curso – 1991” (Menu da página https://ecv.grad.ufsc.br/);
  2. Histórico Escolar emitido pela Instituição de origem autenticado eletronicamente ou carimbado e assinado sendo uma fiel representação em código digital do Histórico Escolar autêntico, sob pena de responsabilizações cabíveis conforme os termos do Decreto Federal 8.539/2015.
  3. Programa de Ensino de cada disciplina autenticado eletronicamente ou carimbado e assinado pela instituição responsável sendo uma fiel representação em código digital do Programa de Ensino autêntico, sob pena de responsabilizações cabíveis conforme os termos do Decreto Federal 8.539/2015.

As disciplinas cursadas poderão ser aproveitadas para integralizar o currículo do curso, validando-as como obrigatórias e/ou optativas do currículo de Engenharia Civil.

ATENÇÃO! As disciplinas da área da Engenharia Civil que não tenham equivalentes  no currículo, PODERÃO ser aproveitadas para a integralização do componente curricular – “Disciplinas Optativas”, mediante a validação dos seguintes códigos/CH, a saber:

ECV 5741  – Intercâmbio Internacional I – 36 H/A;

ECV 5742 – Intercâmbio Internacional II – 54 H/A;

ECV 5742 – Intercâmbio Internacional III – 72 H/A ;

Para validá-las, as disciplinas cursadas deverão:

1. Ser da área da Engenharia Civil;

2. Ter carga horária igual ou superior à disciplina curricular do Curso de Graduação em Engenharia Civil da UFSC (é possível reunir a carga horária de mais de uma disciplina para validar uma de intercâmbio). Caso a hora-aula da instituição for diferente da hora-aula da UFSC (UFSC = 1h-a equivale a 50 minutos), anexe documento da Instituição ou escreva no formulário de solicitação de validação.