Matrículas 2025.2

CALENDÁRIO E INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS DAS ETAPAS

Conforme consta no Calendário Acadêmico de 2025, os períodos relacionados com a rematrícula de estudantes veteranos e a matrícula para os ingressantes por transferência e retorno no semestre 2025.2 são listados a seguir.

15 a 18/07 – 1ª Etapa (resultados: 24/07)

  • Deve ser feita pelo próprio estudante no CAGR (página inicial).
  • A 1ª etapa é a única na qual estão disponíveis todas as vagas das turmas.

24 a 28/07 – 2ª Etapa (resultados: 31/07)

  • Período para ajustes de matrícula, somente via CAGR.
  • Nessa etapa há apenas vagas remanescentes da primeira etapa.
  • Não há atuação da coordenação do curso.
  • Não há possibilidade de alteração no número de vagas.

01 a 04/08 – 3ª Etapa (resultados: 06/08)

  • Período para ajustes de matrícula, somente via CAGR.
  • Nessa etapa há apenas vagas remanescentes da segunda etapa.
  • Não há atuação da coordenação do curso.
  • Não há possibilidade de alteração no número de vagas.

11 e 12/08 – Ajustes excepcionais de matrícula (resultados: 15/08)

  • Período para encaminhamento, pelos estudantes, das solicitações de ajuste de matrícula excepcionais (inclusões e/ou cancelamentos de matrícula em disciplinas) para as coordenadorias.
  • O ajuste excepcional é realizado exclusivamente através do sistema Sisacad (instruções de uso no final desta página).
  • Não serão recebidos pedidos por e-mail ou presencialmente.
  • Solicitações excepcionais só serão analisadas mediante apresentação de justificativa consistente e devidamente fundamentada.
  • Não serão abertas vagas em turmas enquanto houver disponibilidade em outras turmas da mesma disciplina.
  • Caso todas as turmas de uma mesma disciplina ECV estejam lotadas, a possibilidade de abertura de novas vagas será analisada em conjunto com o Departamento.
  • Somente estudantes que tenham participado de pelo menos uma das três etapas anteriores poderão solicitar ajustes excepcionais. Não serão aceitos pedidos iniciais de matrícula nesse período.

INFORMAÇÕES GERAIS

  • Calouros ingressantes no semestre 2025.2 têm a sua matrícula feita de forma automática pelo sistema, sendo matriculados em todas as disciplinas da primeira fase.
  • As turmas da primeira fase são prioritariamente reservadas para calouros ingressantes via vestibular e SISU. Somente na etapa de ajuste de matrícula elas poderão ser acessadas por outros alunos, conforme o saldo de vagas.
  • Estudantes que não se matricularem em nenhuma disciplina nem trancarem a matrícula serão considerados em situação de abandono, perdendo a vaga no curso.
  • Orientamos todos os estudantes veteranos a seguirem, sempre que possível, a ordem das disciplinas prevista no currículo do curso, priorizando as de sua fase. As turmas são organizadas para evitar conflitos de horário entre disciplinas da mesma fase. O descumprimento dessa orientação pode gerar dificuldades nos semestres seguintes.
  • Pedidos de quebra de pré-requisitos não são aceitos.
  • Pedidos de abertura de vagas em disciplinas de outros departamentos (MTM, FSC, ARQ, EGR, ENS, INE, QMC e EMC) devem ser feitos diretamente com os respectivos departamentos. A coordenação da ECV não tem gerência sobre essas turmas.
  • Não é permitido, em cada semestre, extrapolar a carga máxima semestral do curso, que é de 30 créditos no currículo 2020.1, nem cursar carga inferior à mínima, que é de 16 créditos.
  • O início do semestre letivo 2025.2 é no dia 11 de agosto.

INSTRUÇÕES PARA USO DO SISTEMA SISACAD

  1. Acesse o Sisacad e clique na aba “Discente”.
  2. Será solicitada uma justificativa para o pedido de ajuste excepcional. Essa justificativa é indispensável. Digite, confirme e salve.
  3. Após salvar, surgirão três abas: “Solicitar matrícula”, “Solicitar cancelamento” e “Ver/priorizar solicitações”.
  4. Na aba “Solicitar matrícula”, o aluno verá todas as turmas disponíveis, inclusive as com conflito de horário ou pré-requisitos não cumpridos. Selecione as turmas desejadas, clique em “Solicitar matrícula nas turmas selecionadas” e observe o efeito no quadro de horários à direita.
  5. Na aba “Solicitar cancelamento”, o aluno verá a lista de turmas nas quais está matriculado. Selecione as que deseja cancelar e clique em “Solicitar cancelamento de matrícula”.
  6. Na aba “Ver/priorizar ajustes”, o aluno poderá ordenar suas solicitações por prioridade, definir condições para atendimento, adicionar observações e acompanhar o status do processamento feito pela coordenação.

PROVÁVEIS FORMANDOS 2025.2

Todos os prováveis formandos que possivelmente vão colar grau no segundo semestre de 2025.2, que precisam cursar mais disciplinas além de TCC II (PI ll) e/ou Estágio Obrigatório OU somente o TCC II (PI ll) e/ou Estágio, deverão encaminhar um e-mail à , até 10 de agosto de 2025, contendo as seguintes informações:

Nome completo / Matrícula / Disciplinas que requer matrícula (podendo ser TCC II (PI ll) e/ou Estágio e no máximo mais 3 disciplinas (currículo 1991) e disciplinas optativas (currículo 20.1) com a indicação do código e nome de cada disciplina). No campo “Assunto”, deve constar: “MATRÍCULA FORMANDO 2025.2 – SEU NOME E NÚMERO DE MATRÍCULA”.

ATENÇÃO! O registro da matrícula dos formandos da turma 2025.2 será realizado no sistema CAGR SOMENTE no período de 11/08 a 12/08 , pois são as únicas datas que o sistema acadêmico permite a matrícula manual feita pela Coordenadoria do Curso (Ajuste Excepcional). Portanto, a sua matrícula aparecerá no sistema CAGR a partir de 15 de agosto.

AVISO: Informamos que todos os formandos terão suas vagas asseguradas nas turmas correspondentes, sendo possível a confirmação das mesmas após o período de ajuste excepcional.

 

Atenção alunos que irão realizar e em intercâmbio acadêmico em 2025.2

Os estudantes que participarão de programas de intercâmbio no semestre 2025.2 devem realizar sua matrícula na disciplina correspondente ao período de mobilidade:

  • ECV5721 – Programa de Intercâmbio I: para alunos em intercâmbio no primeiro semestre;
  • ECV5722 – Programa de Intercâmbio II: para alunos em intercâmbio no segundo semestre consecutivo.
  • ECV5723 – Programa de Intercâmbio III:  para alunos em intercâmbio no terceiro semestre consecutivo.

A matrícula deve ser feita pelo próprio aluno, no período regular de matrícula.

📌 Caso não consigam efetuar a matrícula no sistema, os estudantes deverão encaminhar e-mail à Coordenadoria do Curso solicitando a matrícula, que será realizada no período de ajuste excepcional.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Coordenação pelo e-mail:  

 

Atenção alunos em Programa Internacional de Dupla Diplomação no semestre 2025.2

Os estudantes que estiverem em mobilidade acadêmica internacional, vinculados ao programa internacional de Dupla Diplomação, devem, semestralmente no período de matrícula encaminhar um e-mail para a Coordenadoria do Curso solicitando a efetivação da matrícula na atividade ZZD 004.

Essa solicitação é necessária para garantir a regularidade do vínculo com a UFSC durante o período de estudos no exterior.

📌 Importante:

A matrícula em ZZD 0046 só pode ser realizada pelo  DAE mediante solicitação da coordenação de curso no período de ajuste excepcional. 

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Coordenação pelo e-mail: