Matrículas 2026.1

INFORMAÇÕES GERAIS

  • Calouros ingressantes no semestre 2026.1 têm a sua matrícula feita de forma automática pelo sistema, sendo matriculados em todas as disciplinas da primeira fase.
  • As turmas da primeira fase são prioritariamente reservadas para calouros ingressantes via vestibular e SISU. Somente na etapa de ajuste de matrícula elas poderão ser acessadas por outros alunos, conforme o saldo de vagas.
  • Estudantes que não se matricularem em nenhuma disciplina nem trancarem a matrícula serão considerados em situação de abandono, perdendo a vaga no curso.
  • Orientamos todos os estudantes veteranos a seguirem, sempre que possível, a ordem das disciplinas prevista no currículo do curso, priorizando as de sua fase. As turmas são organizadas para evitar conflitos de horário entre disciplinas da mesma fase. O descumprimento dessa orientação pode gerar dificuldades nos semestres seguintes.
  • Pedidos de quebra de pré-requisitos não são aceitos.
  • Pedidos de abertura de vagas em disciplinas de outros departamentos (MTM, FSC, ARQ, EGR, ENS, INE, QMC e EMC) devem ser feitos diretamente com os respectivos departamentos. A coordenação da ECV não tem gerência sobre essas turmas.
  • Não é permitido, em cada semestre, extrapolar a carga máxima semestral do curso, que é de 30 créditos no currículo 2020.1, nem cursar carga inferior à mínima, que é de 16 créditos.
  • O início do semestre letivo 2026.1 é no dia 11 de agosto.

VETERANOS E INGRESSANTES POR TRANSFERÊNCIA E RETORNO

12/12 a 16/12 – 1ª Etapa (resultados: 03/02)

  • Deve ser feita pelo próprio estudante no CAGR (página inicial).
  • A 1ª etapa é a única na qual estão disponíveis todas as vagas das turmas.

04/02 a 09/02 – 2ª Etapa (resultados: 12/02)

  • Período para ajustes de matrícula, somente via CAGR.
  • Nessa etapa há apenas vagas remanescentes da primeira etapa.
  • Não há atuação da coordenação do curso.
  • Não há possibilidade de alteração no número de vagas.

19/02 a 20/02 – 3ª Etapa (resultados: 25/02)

  • Período para ajustes de matrícula, somente via CAGR.
  • Nessa etapa há apenas vagas remanescentes da segunda etapa.
  • Não há atuação da coordenação do curso.
  • Não há possibilidade de alteração no número de vagas.

09/03 a 10/03 – 4ª Etapa – Ajuste excepcional (resultados: 13/03)

  • Período para encaminhamento, pelos estudantes, das solicitações de ajuste de matrícula excepcionais (inclusões e/ou cancelamentos de matrícula em disciplinas) para as coordenadorias.
  • O ajuste excepcional é realizado exclusivamente através do sistema Sisacad (instruções de uso no final desta página).
  • Não serão recebidas solicitações por e-mail ou presencialmente.
  • Solicitações de ajuste excepcional só serão analisadas mediante apresentação de justificativa consistente e devidamente fundamentada.
  • Não serão abertas vagas em turmas enquanto houver disponibilidade em outras turmas da mesma disciplina.
  • Caso todas as turmas de uma mesma disciplina ECV estejam lotadas, a possibilidade de abertura de novas vagas será analisada em conjunto com o Departamento.
  • Somente estudantes que tenham participado de pelo menos uma das três etapas anteriores poderão solicitar ajustes excepcionais.

PROVÁVEIS FORMANDOS 2026.1

Todos os prováveis formandos 2026.1 (que possivelmente vão colar grau no semestre de 2026.2) que precisam cursar mais disciplinas além de PI II e Estágio Obrigatório, e que por isso esbarrem na limitação da carga horária máxima (30 créditos), deverão encaminhar um e-mail à coordenação do curso, até o dia 09/03/2026, contendo as seguintes informações:

  • Assunto: Matrícula de formando – Nome – Número de matrícula
  • Corpo do e-mail: Lista completa das disciplinas nas quais requer matrícula, com código e nome da disciplina, podendo conter PI II, Estágio Obrigatório e no máximo mais 3 disciplinas.

As matrículas solicitadas dessa forma poderão ser realizadas na coordenação diretamente no CAGR somente no período de processamento dos pedidos de ajuste excepcional. Por isso, os resultados aparecerão aos alunos somente no dia 13/03.

Todos os formandos terão suas vagas asseguradas nas turmas correspondentes, caso as disciplinas sejam ainda necessárias para a integralização curricular.

 

ALUNOS EM INTERCÂMBIO ACADÊMICO

Os estudantes que participarão de programas de intercâmbio no semestre 2026.1 devem realizar sua matrícula na disciplina correspondente ao período de mobilidade:

  • ECV5721 – Programa de Intercâmbio I: para alunos no primeiro semestre de intercâmbio;
  • ECV5722 – Programa de Intercâmbio II: para alunos no segundo semestre de intercâmbio.
  • ECV5723 – Programa de Intercâmbio III:  para alunos no terceiro semestre de intercâmbio.

A matrícula deve ser feita pelo próprio aluno, no período regular de matrícula.

ALUNOS EM PROGRAMA INTERNACIONAL DE DUPLA DIPLOMAÇÃO

Os estudantes que estiverem vinculados ao programa internacional de Dupla Diplomação, devem encaminhar um e-mail para a Coordenadoria do Curso solicitando a matrícula na disciplina ZZD0046 – Dupla Diplomação. Essa solicitação é necessária para garantir a regularidade do vínculo com a UFSC durante o período de estudos no exterior.

INSTRUÇÕES PARA USO DO SISTEMA SISACAD

  1. Acesse o Sisacad e clique na aba “Discente”.
  2. Será solicitada uma justificativa para o pedido de ajuste excepcional. Essa justificativa é indispensável. Digite, confirme e salve.
  3. Após salvar, surgirão três abas: “Solicitar matrícula”, “Solicitar cancelamento” e “Ver/priorizar solicitações”.
  4. Na aba “Solicitar matrícula”, o aluno verá todas as turmas disponíveis, inclusive as com conflito de horário ou pré-requisitos não cumpridos. Selecione as turmas desejadas, clique em “Solicitar matrícula nas turmas selecionadas” e observe o efeito no quadro de horários à direita.
  5. Na aba “Solicitar cancelamento”, o aluno verá a lista de turmas nas quais está matriculado. Selecione as que deseja cancelar e clique em “Solicitar cancelamento de matrícula”.
  6. Na aba “Ver/priorizar ajustes”, o aluno poderá ordenar suas solicitações por prioridade, definir condições para atendimento, adicionar observações e acompanhar o status do processamento feito pela coordenação.